quarta-feira, 30 de maio de 2018

DESPERTAR 2018


Parlamento jovem brasileiro


PDDE INTERATIVO


GOVERNO DO RN DECRETA PONTO FACULTATIVO EM 1º DE JUNHO


Encontro do Jovem Senador 2018, Tema: A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ 30 ANOS DEPOIS.


Hoje, 30 de maio de 2018, a 3ª DIRED,  realizou o Encontro do Jovem Senador 2018, Tema: A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ 30 ANOS DEPOIS.

O evento teve como público alvo: Diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas jurisdicionados da 3ª DIRED, contou com a presença de 40 representantes das escolas e com a participação de Miguel Rosa Filho, Edicelma e Sônia Ferreira.

AQUINOBATUCAGEM

Quatro bandas de conformadas já para participação do evento, além de dois grupos de danças regionais.
Teremos mostra cultural afro-brasileira e africana em exposição em uma sala de aula também.

Coleta de dados para o Censo Escolar 2018 começa hoje (30)



SEEC/ASSECOM30 May 2018 12:43

A partir de hoje (30), as escolas públicas e particulares da rede bá
A coleta de dados será realizada no sistema Educacenso
sica e profissional de ensino já podem atualizar seus dados no Censo Escolar 2018. O censo é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, e tem como objetivo coletar informações das matrículas das escolas para que se possa compreender a situação educacional do país. 
A coleta de dados será realizada no sistema Educacenso – que pode ser acessado no endereço eletrônico censobasico.inep.gov.br/censobasico – em duas etapas. A primeira, de responsabilidade dos diretores ou responsáveis pela escola e dos gestores das redes municipais e estaduais de ensino, consiste na atualização das informações sobre as unidades de ensino, sobre as turmas e alunos e sobre os profissionais escolares que atuam em sala de aula.
A participação das escolas no censo é obrigatória, visto que seus dados são base de cálculo para as políticas públicas educacionais, como a merenda escolar, o livro didático, transporte escolar, entre outros.
Com o objetivo de levar todas as escolas da rede a fazerem o preenchimento de seus dados educacionais no sistema e visando a qualidade dessas informações, a Assessoria Técnica de Planejamento da SEEC (ATP-SEEC) vai promover, nos dias 5 e 6 de junho, um treinamento com os técnicos das Direc, responsáveis pela divulgação e monitoramento do Censo Escolas em suas regionais. E no dia 07/06 para a rede privada e escolas de educação profissional de nível técnico, da capital.
A segunda etapa do Censo consiste na coleta de informações de rendimento e movimento, no final do ano letivo, dos estudantes que foram declarados na primeira etapa do censo. Dessa forma, será possível visualizar a situação do aluno, de acordo com sua etapa e modalidade de ensino.
Os resultados do Censo Escolar 2018 das escolas de todo o Brasil serão divulgados em fevereiro de 2019. 

Novo método
Em 2018, um novo método de coleta de dados está sendo testado pela SEEC: 200 escolas vão migrar os dados imediatamente do SigEduc para o Educacenso. Se aprovado, o método será aplicado em todas as escolas da rede, atualmente formada por 610 unidades de ensino. As escolas selecionadas para participar do teste receberão uma notificação da Direc com as orientações necessárias. 

O Censo Escolar
O sistema, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), é responsável por reunir todos os dados relacionados à estrutura física das escolas, quantidade de alunos e professores, entre outras informações que fornecem projeções para o acesso das unidades de ensino aos programas sociais educacionais, como merenda escolar, fornecimento de livros didáticos e transporte escolar.

Fonte: 

segunda-feira, 28 de maio de 2018

CONVITE


PORTAL TRILHAS

Já curtiu a página do Portal Trilhas? O projeto está passando por um processo de expansão e em breve teremos novidades para quem é professor alfabetizador ou estudante de pedagogia. Curta a página, cadastre-se no Portal TRILHAS e acompanhe as novidades!

https://www.facebook.com/PortalTrilhas/

Ensino em tempo integral é pauta de reunião entre educadores



SEEC/ASSECOM28 May 2018 13:57

O objetivo é repassar as orientações para os ciclos de acompanhamento

Na manhã de hoje (28), a Secretaria de Educação do RN promoveu reunião de orientação para profissionais da educação que atuam nas escolas de ensino em tempo integral. O objetivo do encontro é repassar as orientações necessárias para os ciclos de acompanhamento que terão início no mês de junho. Participaram da reunião, os coordenadores pedagógicos das 16 diretorias regionais de educação e cultura do RN.
“Nosso trabalho é orientar os assessores e coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas em tempo integral do estado, para que eles desenvolvam suas atividades nos ciclos de acompanhamento de modo unificado”, explicou Lourdes Julião, especialista em gestão das escolas em tempo integral da SEEC.
Os ciclos de acompanhamento das escolas que atuam com ensino em tempo integral são realizados pela SEEC, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e tem como foco acompanhar a implantação do modelo de Escola da Escolha nas 29 instituições de ensino da rede estadual que oferecem ensino médio na modalidade de tempo integral.
Esses encontros serão realizados a partir do mês de junho, de acordo com uma agenda bimestral, apresentada hoje para os profissionais, que servirá de base para que as Direcs se organizem e enviem seus representantes.
Para Antônia Francisca da Costa Neri, assessora pedagógica da 15ª Direc, o encontro tem um forte impacto na atuação dos profissionais. “Aqui nós podemos compartilhar todo o processo de tomada de decisões e orientações necessárias para que cada escola, com seu próprio processo pedagógico, possa se aproximar cada vez mais do conceito de Escola da Escolha”, explica.
Escola da escolha
O modelo da Escola da Escolha é um conceito desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que consiste na operacionalização das escolas para a ampliação do tempo de permanência de toda a comunidade escolar, de forma que esse processo viabilize o projeto escolar de educação integral.
Esse modelo dinâmico de ensino tem como principal objetivo levar os jovens do Rio Grande do Norte a alcançar seus projetos de vida e de excelência acadêmica.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 49 escolas em sistema de ensino em tempo integral, sendo 20 delas ofertando ensino fundamental e 29, ofertando ensino médio.

Fonte: http://www.educacao.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=179802&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA

sexta-feira, 25 de maio de 2018

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - INSCRIÇÕES ATÉ 28 DE MAIO


Edital para inscrições de alunos no Programa de Extensão ExtensArte.


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), publica Edital para inscrições de alunos no Programa de Extensão ExtensArte. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Paróquia de São José, por meio do Projeto Esperança.
São oferecidas vagas para cursos de dança, música e teatro. As matrículas serão realizadas entre os dias 21 e 31 de maio, na sede do Projeto Esperança, situada à rua Wenceslau Brás, 415, vizinho ao Instituto Amantino Câmara, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Para a inscrição, os interessados devem apresentar cópia do RG, CNH ou Registro de Nascimento e uma foto 3×4, além do pagamento da taxa no valor de R$ 80,00 referente ao semestre 2018.1.

Edital: 

LEI COMPLEMENTAR Nº 627, DE 24 DE MAIO DE 2018.

RIO GRANDE DO NORTE



LEI COMPLEMENTAR Nº 627, DE 24 DE MAIO DE 2018.

Reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Art. 1º  Ficam reajustados, na proporção de 6,81% (seis inteiros e oitenta e um centésimos por cento), os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação, pertencentes ao Quadro Funcional do Magistério Público Estadual de que trata a Lei Complementar Estadual nº 322, de 11 de janeiro de 2006, cuja jornada de trabalho dos respectivos titulares corresponda a 30 (trinta) horas semanais.

§ 1º  Conforme o art. 2º, § 2º, da Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, serão abrangidos pelo reajuste de que trata o caput deste artigo somente os titulares dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação que desempenhem, no âmbito das Unidades Escolares de Educação Básica e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino (DIREC), as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de:

I - direção;

II - administração;

III - planejamento;

IV - inspeção;

V - supervisão;

VI - orientação;

VII - coordenação.

§ 2º Os valores correspondentes aos vencimentos básicos reajustados na forma do caput e do § 1º deste artigo estão fixados no Anexo Único desta Lei Complementar.

§ 3º Os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação cujos titulares exerçam jornada de trabalho diversa de 30 (trinta) horas semanais serão calculados de forma proporcional, com base no valor da hora-aula, obtido a partir dos montantes estabelecidos no Anexo Único desta Lei Complementar.

§ 4º Os valores constantes do Anexo Único desta Lei Complementar passam a vigorar com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2018 cujo pagamento observará o disposto no § 8º deste artigo.

§ 5º Os titulares dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação que não satisfaçam a condição prescrita no § 1º deste artigo permanecerão percebendo os respectivos vencimentos básicos, sem a aplicação do reajuste de que trata esta Lei Complementar, nos termos da Lei Estadual nº 9.559, de 25 de outubro de 2011.

§ 6º Aplicam-se, no que couber, aos Professores e Especialistas de Educação inativos, bem como aos pensionistas, os valores correspondentes aos vencimentos básicos reajustados na forma do caput e do § 1º deste artigo, constantes do Anexo Único desta Lei Complementar, cujos efeitos financeiros passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2018, com observância do disposto no § 8º deste artigo.

§ 7º Aplica-se, no que couber, aos Professores e Especialistas de Educação inativos, bem como aos pensionistas, o critério de cálculo previsto no § 3º deste artigo.

§ 8º  O pagamento do reajuste previsto neste artigo será realizado conforme critérios estabelecidos no acordo judicial homologado pelo Poder Judiciário, nos autos da Ação Cível Originária nº 0802367-05.2018.8.20.0000, em trâmite no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Art. 2º As despesas decorrentes da implementação da presente Lei Complementar correrão por conta de dotação da Lei Orçamentária Anual (LOA), consignadas em favor da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).

Art. 3º Fica revogada a Lei Complementar Estadual nº 592, de 22 de fevereiro de 2017.

Art. 4º  Esta Lei Complementar entra em vigor da data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 24 de maio de 2018, 197º da Independência e 130º da República.

            ROBINSON FARIA
            Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa
Cristiano Feitosa Mendes


ANEXO ÚNICO
PISO REMUNERATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

CATEGORIA
CLASSES/      NÍVEIS
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
PROFESSOR
I
1.841,94
1.934,04
2.030,74
2.132,28
2.238,89
2.350,83
2.468,38
2.591,79
2.721,38
2.857,45
II*
2.118,23
2.224,14
2.335,35
2.452,12
2.574,72
2.703,46
2.838,63
2.980,56
3.129,59
3.286,07
III
2.578,72
2.707,65
2.843,03
2.985,19
3.134,45
3.291,17
3.455,73
3.628,51
3.809,94
4.000,43
IV
2.762,91
2.901,06
3.046,11
3.198,41
3.358,33
3.526,25
3.702,56
3.887,69
4.082,08
4.286,18
V
3.131,30
3.287,86
3.452,26
3.624,87
3.806,11
3.996,42
4.196,24
4.406,05
4.626,35
4.857,67
VI
4.236,46
4.448,29
4.670,70
4.904,23
5.149,45
5.406,92
5.677,26
5.961,13
6.259,18
6.572,14

CATEGORIA
CLASSES/      NÍVEIS
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
ESPECIALISTA
I*
2.118,23
2.224,14
2.335,35
2.452,12
2.574,72
2.703,46
2.838,63
2.980,56
3.129,59
3.286,07
II
2.578,72
2.707,65
2.843,03
2.985,19
3.134,45
3.291,17
3.455,73
3.628,51
3.809,94
4.000,43
III
2.762,91
2.901,06
3.046,11
3.198,41
3.358,33
3.526,25
3.702,56
3.887,69
4.082,08
4.286,18
IV
3.131,30
3.287,86
3.452,26
3.624,87
3.806,11
3.996,42
4.196,24
4.406,05
4.626,35
4.857,67
V
4.236,46
4.448,29
4.670,70
4.904,23
5.149,45
5.406,92
5.677,26
5.961,13
6.259,18
6.572,14

* Nível em extinção
http://www.diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20180525&id_doc=610004
Fonte: 

ProEJA 2018 Inscrições


Afinal, o que é o ProEJA 2018? o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos é, como indica o nome, uma oportunidade de capacitar milhares de brasileiros em todos os cantos do país.
O principal objetivo do programa é formar profissionais jovens e adultos através de conhecimentos técnicos. Isso deverá ajudá-los a buscar as competências e habilidades necessários para integrar um sistema econômico que necessidade de inovações no mercado.
Mas e como funciona o ProEJA? A ideia é que sejam ofertados cursos de Educação de Jovens e Adultos juntamente com Educação Profissional. O público-alvo, portanto, acaba sendo o grupo de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de terminar o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio na idade regular e querem profissionalizar-se enquanto fazem isso.

Inscrições ProEJA 2018

Mas quem pode fazer as inscrições ProEJA 2018? Em geral as oportunidades são voltadas especificamente para três possibilidades de cursos que variam de acordo com as instituições ofertantes: Ensino Fundamental (EJA) com qualificação profissional; Ensino Médio (EJA) com Educação Profissional Técnica; ou Ensino Médio (EJA) com qualificação profissional.
Mas e onde faço as inscrições ProEJA 2018? É importante destacar que os processos de seleção para os cursos são criados por cada instituição de ensino que oferece as vagas, não existindo um padrão único. Em geral, Institutos Federais e algumas escolas estaduais oferecem oportunidades, por isso é interessante que você busque a Secretaria de Educação do seu município ou estado para saber mais.

Encceja 2018

Outra ótima oportunidade para terminar os estudos é o Encceja 2018! O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos poderá fazer parte de seu caminho profissional através da disponibilidade de um certificado de Ensino Fundamental ou Médio.
Para saber mais, acesse: https://www.encceja2018.pro.br/