quarta-feira, 23 de maio de 2018

Expedições Geográficas ao Brejo Paraibano



Projeto Didático Expedições Geográficas realizou visita em aula de campo ao Brejo Paraibano, visitando as cidades de Areia e Alagoa Grande com a Escola Municipal Dinarte de Medeiros Mariz de Brejinho/RN.
Alunos e professores conheceram a cidade de Areia que é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2014 sua população era estimada em 23.288 habitantes. A área territorial é de 269 km².
Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.
É também muito conhecida por suas riquezas culturais, particularmente o Museu de Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense – entre elas a famosa obra “O Grito do Ipiranga”, encomendada a ele por Dom Pedro II, e o Museu da Rapadura, localizado dentro do Campus da UFPB na cidade, onde o turista pode observar as várias etapas da fabricação dessa iguaria e dos outros derivados da cana-de-açúcar, como a cachaça, sendo a areiense muito conhecida exteriormente por seu incomparável sabor. Areia foi considerada por muito tempo como “Terra da Cultura” tendo seu teatro – o “Theatro Minerva” – sido edificado 50 anos antes que o da capital do Estado da Paraíba. Para aquela cidade hospitaleira, de invernos rigorosos, convergiam estudantes de toda a região.
Em Areia tivemos o serviço de guiamento turístico na responsabilidade da Guia de Turismo Gabi Neta, e lá ela nos guiou no seguinte roteiro:
Locais de visitação - Areia/ PB
  Parque Estadual Mata do Pau Ferro - trilha do Cumbe / Chã de Jardim
UFPB - Museu do Brejo Paraibano (Casa Grande e Engenho)
Casa de Pedro Américo
Museu Regional
Teatro Minerva
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (pela manhã)
Casarão José Rufino (antiga senzala urbana)
Colégio Santa Rita 
Engenho triunfo
Casa do Doce
 Locais de visitação - Alagoa Grande/ PB
  Memorial Jackson do Pandeiro
Igreja Matriz
Teatro Santa Ignez
Engenho da Cachaça Volupia
O professor Roberto e professores  amigos agradecem a todos que colaboram com esse trabalho de grande importância para os nossos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário