domingo, 18 de fevereiro de 2018

Educação do RN apresenta ações do projeto #QueroAprender para 2018

SEEC/ASSECOM16 Feb 2018 18:58
SEEC/ASSECOM


Na tarde desta sexta-feira (16), a Secretária de Educação do RN, a professora Cláudia Santa Rosa, participou de uma reunião com o coordenador geral, João Maria de Lima, e os professores da equipe central do projeto #QueroAprender. Na oportunidade foram apresentadas e discutidas as ações programadas para o ano letivo de 2018. O objetivo para este ano é atingir de 8 a 10 mil alunos.  
O #QueroAprender, que está em seu segundo ano de atuação, foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no nivelamento e na preparação de estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isso, seleciona professores de diversas áreas para produzir material didático e em seguida os disponibiliza em plataformas de educação online, como o SIGEduc e o aplicativo para android do projeto. Além disso, promove aulões e gincanas para fixar os conteúdos e estimular o interesse dos estudantes. Em sua primeira edição, o projeto mobilizou cerca de 200 pessoas, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
Segundo o professor João Maria de Lima, coordenador geral do #QueroAprender, os resultados de 2017 foram positivos, mas esse é apenas o começo. “Nós tivemos muito sucesso. Os alunos da rede estadual superaram as nossas expectativas. Estamos muito felizes e orgulhosos pelos alunos que conquistaram seus objetivos. Mas esse resultado não nos deixa acomodados, ele aumenta nossa responsabilidade e também incentiva os jovens desse ano a buscarem um resultado cada vez melhor”, afirmou.
Um dos pontos principais discutidos na reunião tratou da seleção e da preparação dos professores das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura do Estado, que ministrarão os aulões preparatórios promovidos pelo #QueroAprender. Um encontro com as equipes será realizado no mês de março para formação, orientação e integração. Durante sua fala, a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, reafirmou a confiança que deposita nos profissionais para dar prosseguimento ao projeto. 
“Nós temos muita confiança em vocês para disponibilizar um conteúdo mais robusto ainda. Em 2018, tenho certeza que vamos consolidar ainda mais o projeto. Espero que vocês se sintam orgulhosos de fazer parte dessa equipe”, disse Santa Rosa.
Para Kátia Borba, professora do Centro de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire que atua na produção do material didático disponibilizado, o #QueroAprender traz boas expectativas para a escola e para o aluno. “O aluno que utiliza o conteúdo nas plataformas e participa das ações do projeto tem uma bagagem bem maior na hora da realização das provas. E isso contribui bastante na aprovação dos alunos”, afirmou a professora.
Já estão disponíveis, no Portal da Educação, os cadernos de nivelamento para o primeiro mês de aula do ano letivo e os conteúdos preparatórios para o Enem serão disponibilizados periodicamente a partir do dia 1º de Maio no Portal do Estudante do SIGEduc e no aplicativo do #QueroAprender, disponível na Play Store. 
Os aulões acontecerão quinzenalmente e estão marcados para começar a acontecer a partir do dia 29 de abril. Segundo o coordenador, o próximo passo é mobilizar os estudantes. “Nosso objetivo em 2018 é atingir um número maior de estudantes e sensibilizá-los a fazer o enem para que eles possam continuar sonhando e atinjam seus objetivos. Nossa expectativa é que o aluno da rede pública se sinta valorizado por todo o esforço que a Secretaria tem desenvolvido, pois esse projeto é feito, de fato, para eles”, ele disse.
Estiveram presentes a Subcoordenadora do Grupo de Processamento de Dados Ana Paula Flor, a Coordenadora de Desenvolvimento Escolar Lúcia Palhano e a Subcoordenadora de Educação Profissional Geralda Efigênia.
Mais aprendizado
Está programado o lançamento de mais um aplicativo para smartphone chamado #CasaDoAprender. Desenvolvido em parceria com a UERN, o app que funciona como um jogo vai complementar o processo de aprendizagem e fixação de conhecimento dos alunos de ensino médio que pretendem prestar o Enem.

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