"Reconhecer, divulgar e premiar o
trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos
processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula".
APRESENTAÇÃO
O
Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação
juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e
premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a
melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Em 2017 o Prêmio está em
sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação
básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida
com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma
premiação estadual, regional e nacional.
Sabemos que registrar
uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e
professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim,
além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um
exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento
dos processos de ensino e aprendizagem.
Ou seja,
independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um
caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os
educadores!
Em 2017,
temos seis categorias:
CRECHE
Educação Infantil
PRÉ-ESCOLA
Educação Infantil
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: 1º, 2º E 3º ANOS
Anos iniciais do Ensino Fundamental
4º E 5º ANOS
Anos iniciais do Ensino Fundamental
6º AO 9º ANO
Anos finais do Ensino Fundamental
ENSINO MÉDIO
São objetivos do Prêmio:
·
reconhecer o
trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade
docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no
Brasil.
·
valorizar o papel
dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas
gerações.
·
dar visibilidade
às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas
e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de
ensino.
·
estimular a
participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano
Nacional de Educação.
·
Oferecer uma
reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências
educacionais.
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