SEEC/ASSECOM08 jun 2016 13:24
SEEC/ASSECOM
Motivar professores e alunos com
projetos inovadores e diferentes metodologias de ensino é o objetivo da 2°
edição do Projeto de Inovação Pedagógica, que teve convênio assinado pelo
governador Robinson Faria com 128 escolas na manhã desta quarta-feira (8), na Escola
de Governo.
O PIP visa combater os problemas de
aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e
fortalecimento da participação dos professores e alunos. Será repassado aos
caixas escolares o valor de R$ 4.749.000,00 (quatro milhões setecentos e
quarenta e nove mil reais).
Robinson Faria destacou que o projeto
possibilita a criação de metodologias de ensino e estimula o aluno a permanecer
na escola. “Na primeira edição do PIP pais e professores puderam ver o
entusiasmo dos alunos com as novas atividades. Cada escola desenvolve um
projeto de acordo com sua realidade e perfil. Já foram criadas rádios, plantio
de uma horta, utilização de tablets, aulas de campo, entre outros, que
despertaram a motivação dos alunos em aprender as diversas áreas do
conhecimento de maneira interdisciplinar. Por isso, triplicamos o investimento
na segunda edição”, declarou o governador.
A professora Cláudia Santa Rosa,
secretária estadual de educação, disse que o projeto é importante porque
identifica os problemas e soluções de cada escola. “As iniciativas partem das
próprias escolas, que conhecem os alunos e sabem onde podem melhorar para
incentivar a participação do aluno. Fazemos o acompanhamento técnico dos
projetos e já constatamos resultados positivos”, afirmou a secretária.
Todos os projetos foram pensados a
partir de um dos dez Campos de Desenvolvimento do PIP: leitura e letramento,
competência matemática, cultura e arte, comunicação, uso das mídias e cultura
digital, iniciação científica e pesquisas, educação econômica e
empreendedorismo, promoção da saúde, meio ambiente e sustentabilidade, além de
cultura corporal, esporte e lazer.
Na solenidade, Robinson Faria
entregou placas aos 16 diretores regionais de Educação e Cultura do Estado
(Dired) que implantaram o projeto em 111 escolas na primeira edição do PIP.
Além de diretores das escolas
estaduais, participaram do evento o secretário do esporte e do lazer, Canindé
de França; a secretária de comunicação, Juliska Azevedo; a secretária adjunta
de Planejamento, Vera Guedes e a gerente executiva do programa RN Sustentável,
Ana Cristina Guedes.
Os recursos são da Secretaria
Estadual de Educação (SEEC), viabilizados por meio do Projeto RN Sustentável,
do Banco Mundial.
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