O Ministério da Educação (MEC) está convocando todas as escolas para participar de uma grande mobilização de discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC) no dia 02 de dezembro, o Dia Nacional da Base. A expectativa é que cada unidade escolar reúna professores e alunos, profissionais da educação e comunidade, para dar início à avaliação e à discussão do texto preliminar e, de forma coletiva, sistematizar as contribuições da escola para a construção da Base Nacional Comum Curricular.
O texto preliminar da Base está disponível para consulta e recebe sugestões até o dia 15 de dezembro. As propostas de mudanças no texto e avaliações podem ser feitas pelo cidadão, por organizações e por escolas.
Em 15 de dezembro, terá início a análise das contribuições do primeiro ciclo de debates da Base Nacional Comum. O Portal continuará recebendo contribuições, mas é importante que até 15 de dezembro realizem-se as reuniões e primeiras as primeiras sugestões sejam enviadas ao MEC.
A Base Nacional Comum Curricular, que está sendo construída pela Secretaria de Educação Básica do MEC, será um instrumento de referência para a construção do projeto Político-Pedagógico das escolas. O objetivo é que ele oriente a elaboração do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, públicas ou particulares.
Para participarem, as escolas podem efetuar o cadastro no portal da Base, utilizando o código da escola e o CPF do diretor.
Material de apoio para mobilização
o Movimento pela Base Nacional Comum disponibilizou materiais práticos de apoio e guias de como fazer a leitura crítica da Base.
Os materiais disponibilizados dão diversas dicas, entre elas como apresentar a base para a equipe da escola, o que pode ser feito para mobilizar a rede e como organizar uma leitura crítica da Base. Também há materiais para impressão e divulgação da Base disponíveis, como um cartaz convidando professores a participarem da elaboração do documento, e vídeos explicativos voltados para os educadores.
Todo o material está disponível no site do Movimento pela Base Nacional Comum, que é um grupo não governamental de profissionais e pesquisadores da educação que atua, desde 2013, para facilitar a construção de uma Base de qualidade. O Movimento promove debates, produz estudos e pesquisas, investiga casos de sucesso em vários países e entrevista inúmeros alunos e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário