SEEC/ASSECOM
Programa da
Fundação Lemann é realizado em conjunto com a SEEC
Os primeiros resultados da parceria entre a
Secretaria Estadual de Educação e a Fundação Lemann foram apresentados à secretária
Cláudia Santa Rosa pelos consultores da entidade, Samuel Carvalho Lima e Ana
Valéria Dantas. No total, foram mais de 20 estratégicas que se desdobraram em
planos de ação. A iniciativa da Fundação tem foco em gestão pedagógica e
oferece apoio personalizado para a Rede Estadual de Educação e diversas
formações escolares. O programa tem três anos de duração e irá contribuir com
estratégias educacionais que contemplam desde a gestão até a sala de aula.
Entre as principais ações estão o início de cursos
de formação continuada para educadores de 132 escolas de Ensino Fundamental; a
definição de meta de IDEB para os anos finais do Ensino Fundamental; a
definição de Plano Estratégico para melhoria do IDEB do Ensino Fundamental; a
circulação de questionário para monitorar indicadores educacionais com as
escolas e apoio na implementação da Política de Assessoramento Pedagógico para
o Ensino Fundamental.
O consultor Samuel Carvalho explicou que o
desdobramento do Plano Estratégico em planos de ação visa aumentar a veracidade
das informações fornecidas ao Censo Escolar, implementar a formação continuada
em Língua Portuguesa e Matemática com o apoio de IFESP e UERN e apropriar os
professores da rede na 3ª Versão da Base Nacional Comum Curricular.
Participaram da reunião a Coordenadora de
Desenvolvimento Escolar da SEEC, professora Lúcia Palhano e a Subcoordenadora
de Ensino Fundamental, Lúcia Soares
FILOSOFIA
Durante a reunião, Samuel e Ana Valéria reforçaram
que o programa trazido pela Fundação Lemann é um trabalho conjunto com a SEEC,
em que consultores são parceiros para discutir ideias, potencializando as
práticas da secretaria. “Ou seja, aproveitamos o que já existe e sugerimos
melhorias sem precisar reinventar a roda”, disse Samuel. A secretária Cláudia
Santa Rosa destacou que os representantes da Fundação sempre tiveram uma
postura respeitosa com todos que fazem a Secretaria de Educação.
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