terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Escola Estadual Profª Ocila Bezerril CRIA SOLUÇÕES PARA O COMBATE À DENGUE


A Escola Estadual Profª Ocila Bezerril, da cidade de Montanhas/RN, jurisdicionada à 3ª. DIRED, realizou  nos  dias 30/11, 01 e 02/12 a culminância do Projeto de Integração Curricular – PIC - do  Ensino Médio Noturno Diferenciado.
Na ocasião, foram apresentados seminários, exposições de trabalhos, reciclagem, experimentos científicos, teatro, musicais e declamações de poesias.
O evento contou com a participação da 3ª. DIRED, representada pelo coordenador pedagógico – Antonio Barbosa, do professor Adriano e de Elisângela que registrou o evento. Também se fizeram presentes os professores orientadores, direção, equipe pedagógica, estudantes e comunidade escolar.
Os projetos foram desenvolvidos pelos alunos, orientados pelos professores  e supervisionado pelo apoio pedagógico, nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Cultura e Esporte;  Matemática;  Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Destacamos atividades diversas realizadas pelos alunos, com a orientação dos professores, posto que, em tempos de COMBATE À DENGUE os alunos do OCILA BEZERRIL CRIARAM SOLUÇÕES ACESSÍVEIS À POPULAÇÃO para ajudar na precaução das doenças causadas pelo mosquito, como é o caso de um repelente à base de citronela e que também funciona como hidratante; ou larvicida feito à base de cloro e cal; pesticidas à base de fumo, pimenta e detergente e a criação mais interessante foi à invenção de um instrumento que eles não nomearam, mas que é, em minha opinião, é melhor que as raquetes usuais. O instrumento foi  feito com luz de neon, funciona através da eletricidade, produz CO e atrai o besouro que morre preso no monóxido de carbono.

As atividades estavam belas e plausíveis de ser comercializadas, se fossem registradas, caso tivesse apoio financeiro e ajuda técnica para serem reconhecidas pelos órgãos responsáveis.
Outros inventos perpassam pela preocupação e cuidados com a água potável e pelo processo de purificação e dessalinização. Esses métodos utilizam desde os processos comuns e científicos já conhecidos como a filtragem com areia, pedras e barro, até o uso de bambu para dessalinizar e mesmo o bagaço de umbu para  realizar a filtragem.

Parabéns a todos que pela realização.

Elisângela  Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário