quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TEMA: A RIO + 20 TAMBÉM É AQUI!
DATA: 31/05/2012
LOCAL: IFRN

OBJETIVO:
  • Mobilizar a comunidade escolar para que realizem atividades na Semana de Meio Ambiente (DIRED/Escolas), com a finalidade de promover a construção de escolas sustentáveis para atuar no processo da IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.
PAUTA DO ENCONTRO:

8h às 9h30 (Todos juntos)
  • Acolhimento;
  • Abertura;
  • Apresentação Cultural;
  • Apresentação dos participantes por escolas;
  • Lanche.
10h
  • Vídeo: Sustentabilidade
  • A Rio + 20;
  • Explanação referente à IV CNIJMA;
  • Experiência Exitosa;
  • COM-VIDA na Escola;
  • Proposta para a realização da Semana do Meio Ambiente na Escola.
11h30 às 13h 

Grupos de Trabalho (GT)
  • Elaboração da Proposta: Pólos 1,2,3.
  • Elaboração da Proposta: Pólos 4,5,6,7.
14h às 17h
  • Apresentação dos GTs
  • Mensagem de encerramento.



3ª DIRED
Telefones: (84) 3281-5904/ FAX: (84) 3281-5900
E-mail: 3dired@rn.gov.br
Blog: 3dirednc.blogspot.com.br

PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL 2012

Tema 2012: O Ensino Médio que queremos


1. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
  • Ser aluno de escola pública estadual do Ensino Médio que ofereça a disciplina de espanhol;
  • Ter de 15 a 17 anos;
  • atuar em projetos de protagonismo juvenil na escola e na comunidade;
  • Ter bom rendimento escolar.
2. MEIO DE PARTICIPAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Trabalho em Literatura de Cordel 
Tema gerador: O Ensino Médio que queremos

Subtemas:
  • O jovem e o respeito ao idoso;                  
  • O jovem e a inserção no mercado de trabalho no século XXI;
  • O jovem em interação com a iniciação científica.
3. CRITÉRIOS
  • O cordel deve ser inédito e não publicado;
  • Deverá conter 32 estrofes que devem ser escritos em sextilhas, (seis versos) ou septilhas (sete versos), seguindo padrões estéticos como: conteúdo, rima e métrica.
  • O título e o texto devem ser digitados no padrão word (.doc ou . docx), fonte verdana, tamanho 12, espaçamento 1,5. A impressão deve ser feita em papel do tipo A4.
OBS: Não é permitido nenhuma informação ou sinal que possibilite a identificação do autor, sob pena de desclassificação.

4. INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS
  • As inscrições são gratuitas, no período de 24 de maio até o dia 20 de junho.  As escolas deverão encaminhar um único cordel de um único autor;
  • O participante deve preencher corretamente a ficha de inscrição que irá para a escola;
  • Enviar em envelope contendo 03 cópias impressas (não devem ser assinadas) e o arquivo em CD, sem identificação.
OBS:

a)  Dentro do envelope incluir a ficha de inscrição;
b)  Escrever no envelope maior: Parlamento Jovem Mercosul 2012

5. SELEÇÂO
  • Os cordéis serão analisados por uma Comissão especializada;
  • Serão selecionados três trabalhos, e estes representarão o Rio Grande do Norte na fase nacional, em Brasília/DF.
6. FASE NACIONAL
  • Um trabalho será escolhido e representará o Brasil no Uruguai.
7. SEGUNDA FASE: SELEÇÃO NACIONAL
  • Dentre os alunos indicados pelas Secretárias Estaduais, 27alunos serão selecionados para representar o Brasil no Parlamento Juvenil Mercosul, em outubro, no Uruguai;
  • Os três estudantes cujos trabalhos forem selecionados na fase estadual, terão passagem e hospedagem custeados pelo Ministério da Educação em parceria com a UNICEF.
8. ENTREGA E INFORMAÇÕES
  • O prazo de entrega dos trabalhos na subcoordenadoria de ensino Médio (SUEM) é até o dia 20 de junho de 2012, impreterivelmente;
  • Mais informações contatar Vera Reis no telefone (84) 3232-1496/1430









A CIDADANIA PRESENTE NAS SALAS DE AULA


APRESENTAÇÃO

Na escola, nossas crianças e jovens pecisam aprender importantes lições de cidadania e democracia. Pensando nisso, a Câmara dos Deputados desenvolve o programa Missão Pedagógica no Parlamento destinados a professores de escolas públicas de todo Brasil. Trata-se de uma intensa capacitação em educação para a democracia.

Depois de um processo de seleção, dois professores de cada Estado e do Distrito Federal virão à Câmara dos Deputados, em Brasília. Aqui, conhecerão de perto a democracia brasileira e elaborarão propostas para serem debatidas e implementadas em suas regiões de origem.

O objetivo é gerar multiplicadores e, gradualmente, ampliar as ações  voltadas à educação para a democracia no âmbito escolar.

Além do  encontro presencial, o programa conta com módulos de educação a distância.

Inscrições: 1º de junho de 2012
O programa será realizado de 20 a 24 de agosto de 2012.

COMO SE INSCREVER

Para participar do processo seletivo, o(a) professor(a) deve acessar o Edital do programa no site www.camara.gov.br/edulegislativa. Lá, encontrará todas as informações sobre o processo seletivo.

PRÉ-REQUISITOS PARA SELEÇÃO

Para participar da seleção do programa Missão Pedagógica do Parlamento, é preciso:
  • Ser professor nos Ensino Fundamental e/ou Médio em escola pública;
  • apresentar diploma, certificado ou declaração de Conclusão do Curso de Graduação em nível superior.

COMO FUNCIONARÁ  A SELEÇÃO

A seleção será realizada por meio de análise curricular e apresentação pelo professor de um relato de experiência pedagógica na qual tenha trabalhado com seus alunos temas relacionados a democracia, política e/ou poder Legislativo.

INFORMAÇÕES:

mpedagogica.cefor@camara.gov.br
61. 3216 7619/7618
facebook.com/missaopedagogica



NOVO SISTEMA CORRIGE DISTORÇÕES NO QUADRO DE PESSOAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS

A Secretaria de Estado da Educação colocou em funcionamento o seu novo sistema de Gestão de Pessoal, SAGEP. A ferramenta corrigirá distorções e identificará onde está lotado cada servidor, qual sua função, carga horária, solicitações de licença, readaptações (e seus prazos), férias, aposentadorias, entre outras situações. ademais, o SAGEP será interligado ao sistema de informatização da Educação do Estado, SIGEduc, que a exemplo do SIGAAA, da UFRN, mudará a cultura da gestão da SEEC.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Educação, Ana Paula Flor, o SAGEP é um sistema inovador, que promove a integração dos técnicos de recursos humanos com a escolas, diretoria regionais de ensino e os demais setores da SEEC. A coordenadora diz ainda que o novo modelo de gestão de pessoas idealizado pela secretária de Educação, Betânia Ramalho, necessitava da criação de uma ferramenta apoiada nos recursos das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs).  

A partir da ideia inicial, foi feito um extenso trabalho de análise e engenharia, para que tudo funcionasse de acordo com as necessidades da SEEC. Esse trabalho foi concluído de março deste ano e começou a ser colocado em prática com a análise minuciosa do rol das escolas que é a lista de servidores lotados em unidades da SEEC e fora dela, com suas respectivas funções. Um novo rol está sendo elaborado pelos próprios gestores e técnicos da SEEC e das escolas que participaram de treinamentos durante o mês de abril.

De acordo com a secretaria de educação, Betânia Ramalho, o SAGEP impõe regras e corrige distorções, identificando pessoas fora de lotação; com lotação, mas sem trabalhar; trabalhando menos que a carga horária exigida, mas recebendo gratificação sem preencher requisito objetivo para a sua percepção, dentre outros. 

"O SAGEP revelou que há um elevado número de professores que deveriam estar em sala  de aula, mas estão em desvio de função. Enquanto isso falta professor para as disciplinas que deveriam  ser ofertadas ao alunos. O novo sistema veio para corrigir essa distorções e qualificar a prestação do serviço à população escolar", afirmou a professora.

"No momento, a nossa atenção está voltada para a reorganização o rol das escola, que deve ser concluída até o final de maio. Em médio prazo iremos realizar outras ações, como o acompanhamento de estagiários, a gestão de terceirizados, o controle da frequência dos servidores e o cruzamento de dados para identificar o acúmulo de cargos", completou Betânia Ramalho.

A secretaria informa ainda que " o objetivo desse reordenamento é qualificar a gestão da secretaria, otimizando a aplicação dos recursos financeiros e de pessoal a favor de um trabalho eficiente, transparente e focado em resultados". Segundo ela, a implantação do SAGEP justifica o intervalo para uma nova convocação de aprovados no concurso da Educação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/SEEC
EDUARDO COLIN
E-mail: assecomcore@gmail.com
Telefone: (84)9606.979
Ramal: (84) 3232.1370

www.educacao.rn.gov.br
www.twitter.com/seecRN




segunda-feira, 7 de maio de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E ALFABETIZADORES - BRASIL ALFABETIZADO


A 3ª DIRED, orientada pela  SUASE/KENNEDY/SEEC-RN, promoveu nos dias 28 e 29/04, no IFRN, o Curso de Formação Inicial para Coordenadores e Alfabetizadores para a IX Etapa do Programa Brasil Alfabetizado de Jovens e Adultos - RN Alfabetizado em parceria com o Ministério a Educação.

O Encontro teve como objetivo, desenvolver estudos e reflexões acerca do fazer pedagógico no cotidiano da sala de aula da AJA, visando à apropriação dos conhecimentos da língua escrita na perspectiva de ampliar horizontes preparando para o exercício da cidadania.

Após o credenciamento, a Diretora da 3ª DIRED, Professora Rosângela Cilene Cavalcante Silva, juntamente ao Coordenador e Coordenadora de apoio do Instituto Kennedy, Willian de Macêdo Virgínio e Liana de Araújo da Silva, realizaram considerações pertinentes acerca do programa.
Cerimonial de Abertura do Evento

Formação da Mesa / Execução do Hino Nacional  

Abertura Oficial pela Diretora da 3ª DIRED 

Informes sobre o Programa RN Alfabetizado

Público participante do Evento

Após o Cerimonial de Abertura, os Coordenadores e Alfabetizadores assistiram a uma Palestra sobre Andragogia (pedagogia voltada a Educação de Jovens e Adultos), proferida pelo Coordenador do Instituto Kennedy, Willian de Macêdo Virgínio.


Momento da palestra sobre Andragogia

A Formação teve como foco principal a Sustentabilidade do Planeta, pautada nos eixos de estudo relacionados à Diversidade, Matematização e Letramento.

Momentos de estudos...












Momento de socialização dos trabalhos realizados pelos grupos...







Outros momentos do Encontro...






























quinta-feira, 3 de maio de 2012

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR - 2012


O Encontro Regional de Educação Física, realizado no período de 25 a 27/04, que teve como tema A Educação Física e o Olimpismo nas  Escolas do Rio Grande do Norte e Novas Ações para uma Prática Renovada, contou com significativa participação dos profissionais da área de Educação Física das escolas jurisdicionadas á esta DIRED. O evento de abertura foi realizado no Auditório do IFRN- Campi de Nova Cruz/RN.


Cerimonial de Abertura do Evento

Durante o encontro inicial de abertura, (25/04), pela manhã, os participantes prestigiaram a palestra sobre  "Diretrizes para regulamentação do Ensino de Educação Física Escolar do Rio Grande do Norte" proferida pelo Técnico da CODESE, Professor Especialista Andrey Valério Silva.
Técnico da CODESE - Andrey Valério Silva

À tarde, o público presente prestigiou a uma palestra sobre "Educação Física, Olimpismo e Novas Ações para Práticas Renovadas" ministrada pelo palestrante Luiz Marcos Fernandes Peixoto.
Palestrante Luiz marcos Fernandes Peixoto

O Encontro do dia 26/06 foi realizado no Ginásio Poliesportivo Geovanna de Azevedo Targino. Na ocasião, os participantes vivenciaram  práticas esportivas sob monitoramento da Professora Especialista Kadydja Karla Nascimento Chagas.








O término do evento aconteceu no dia 27/04. Na programação, o monitor, Professor Especialista Flávio Tinôco, no turno da manhã, realizou junto ao público presente, no Laboratório da Escola Estadual Rosa Pignataro, a exibição de videos relacionados ao tema abordado no fórum. Ao final do evento aconteceu a entrega de certificados a todos os participantes  do encontro.