terça-feira, 26 de novembro de 2013

3ª DIRED participa do Seminário PROLEM na SEEC/Natal.





Técnicas da 3ª DIRED participam da Apresentação de Projetos da E. E. Escola Estadual Djalma Marinho e E. E. Rosa Pignataro no Seminário PROLEM na SEEC, Natal.

Por dentro do Mais Educação.





O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil  habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
(fonte: Ministério da Educação)

Lancamento 2ª Edição do Concurso de Curtas


PROCURADORIA DA MULHER DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
PROCURADORIA DA MULHER DO SENADO FEDERAL
E BANCADA FEMININA

 
Abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso de
Curtas sobre a Lei Maria da Penha

As Procuradorias da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em conjunto com a Bancada Feminina, realizarão, com apoio do Banco Mundial, a segunda edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha.
Com o tema “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? Grave um vídeo. Compartilhe com o mundo!”, a iniciativa tem o objetivo de chamar atenção para o problema da violência de gênero de uma forma criativa e inovadora, ao mesmo tempo em que colhe as impressões da sociedade sobre uma das mais importantes legislações brasileiras.
Nesta segunda edição, o concurso terá foco na educação e será especialmente voltado às (aos) alunas (os) do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, de escolas públicas e particulares, estimulando que o debate sobre a violência doméstica entre nas salas de aula.  
As (Os) alunas (os) deverão produzir um vídeo, de até cinco minutos, por meio de celular ou câmera digital, e postar no site de carregamento de arquivos do Youtube. As inscrições deverão vir acompanhadas do nome de uma (um) professora (or) responsável. A (O) candidata (o) deverá anexar o link do arquivo no campo correspondente da ficha de inscrição, que será disponibilizada online no portal do concurso: www.curtamariadapenha.com.br.
Para a Procuradora da Mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), é muito importante que essa discussão chegue às salas de aula: “Temos visto, muitas vezes, as escolas se transformarem num lugar de intolerância, de bullying, de violência, não apenas contra as mulheres, mas contra o que é considerado ‘fora do padrão’. Com esta iniciativa esperamos ter a oportunidade de convidar os alunos a refletirem sobre as formas de violência e ajudar a educar para o respeito às mulheres e à diversidade”.
“À medida que a sociedade se instrui e se moderniza, a cultura de marginalização das minorias tende a reduzir. Hoje, as instituições de ensino buscam interpretar os anseios de uma sociedade que rejeita velhos valores e preconceitos”, explica a Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Procuradora Especial da Mulher no Senado.
Para a deputada Jô Morais (PCdoB-MG), que presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, destinada a investigar a situação de violência contra a mulher no Brasil, é importante a incorporação do tema no ensino médio. “No resultado final da CPMI um dos projetos que incluímos foi a incorporação do tema no Ensino Médio. É no banco das escolas que se torna possível construir uma cultura de respeito e paz, sobretudo no âmbito doméstico. Daí a importância de que o concurso envolva alunas e alunos”,
O evento, que abre inscrições no dia 15 de outubro, Dia do Professor, premiará seis alunas (os) (um por região e outro por júri popular) e seis professoras (es) responsáveis pelos trabalhos, com um tablet para cada e a vinda a Brasília para conhecer a capital e participar da cerimônia de premiação, que acontecerá durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher no Congresso Nacional, em Março de 2014.
 
Veja os detalhes e saiba como participar do Concurso:
O que é: 2º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha
Quem pode participar: Alunas (os) do ensino médio, de 14 a 18 anos, matriculadas (os) em escolas públicas e particulares.
Objetivo: Levar a discussão sobre a violência contra a mulher para a sala de aula e para o público jovem.
Como participar: Fazendo um vídeo de até 5 minutos, por celular, câmera digital ou equipamento similar, sobre o tema “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? Grave um vídeo. Compartilhe com o mundo!” e postando o vídeo no Youtube.
Como se inscrever: acessando o site do concurso www.curtamariadapenha.com.br, lendo o edital e preenchendo a ficha de inscrição online, até o dia 15 de dezembro. Atenção: o regulamento prevê a participação de uma (um) professora (or) responsável por cada obra inscrita.
Observação: cada aluna (o) deverá inscrever apenas um vídeo e as obras deverão ser inéditas.
Prêmios: Um tablet para cada aluna (o) e cada professora (or), passagens, hospedagem e turismo cívico (nas datas prováveis de 11 e 12 de março de 2014) para conhecer a Capital e o Congresso Nacional, além de participar da festa de premiação, em março de 2014.

EDUCAÇÃO: 3ª Dired participa de eventos.




Diretor da 3ª Dired, Sidney Silva, acompanhado pelas técnicas Marinalva,Margareth e Terezinha, participou nesta sexta-feira(22) de dois importantes eventos na região. Em Serrinha, participou da entrega de diplomas do PROERD; em São José do Campestre da IV Feira do Saberes e dos Sabores, na Escola Estadual Belmira Lara. (Veja Fotos)

Diretor da 3ª Dired esteve presente em solenidade com a Governadora.






O Governo do Estado está resgatando um dos maiores e significativos símbolos da educação potiguar: assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do colégio Atheneu, em Natal, na manhã desta segunda-feira (25).

A solenidade de assinatura aconteceu na sede da escola e foi acompanhada por dezenas de estudantes, professores, Diretores das Regionais e gestores.

O colégio Atheneu é uma das mais antigas e tradicionais instituições escolares e de grande importância para a história do Rio Grande do Norte. Dentre as personalidades que estudaram na escola está o folclorista Luiz da Câmara Cascudo que, além de aluno, foi professor e diretor do colégio.

III Encontro de Ensino-Aprendizagem




Nos dias 28 e 29 de novembro, será realizado no Centro de Biociências da UFRN, o III Encontro de Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia. O evento é aberto para professores da rede pública de ensino e tem como objetivo a formação continuada de professores na área da ciência.
O encontro também visa contribuir para um melhor ensino de Ciências e Biologia no Rio Grande do Norte. Esta iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas por pesquisadores da UFRN integrantes da Rede Nacional de Educação e Ciência, a qual tem o apoio do edital Novos Talentos da CAPES.
O evento contará com palestras, simpósios, mesas redondas e oficinas, abrangendo temas como a aplicação da experimentação em sala de aula, o uso de espaços não formais de ensino, internet como ferramenta de ensino, inclusão social, formação continuada, modelos didáticos, entre outros. Dentre os palestrantes estão pesquisadores da UFRN e da Universidade de São Paulo.
As inscrições devem ser feitas no email encontro.ensino.aprendizagem@gmail.com. Informações podem ser obtidas nos telefones 3211-9209 2 3215-3346 ou clicando aqui. Para baixar ficha de inscrição clique aqui.
 
 
No período de 18/11/2013 à 22/12/2013 todos os estudantes que desejam permanecer ou ingressar em uma das escolas da rede estadual de ensino, deverão solicitar sua vaga.
O Primeiro passo é entender qual o procedimento de matrícula correto para você:
  • 1 - Se você já é estudante de uma escola da rede estadual de ensino e deseja permanecer na mesma escola: Você deverá comparecer na secretaria da sua escola para solicitar a RENOVAÇÃO da sua matrícula. Se você é menor de idade, é obrigatório que esteja acompanhado de seus pais ou responsável.
  • 2 – Se você é estudante de uma escola da rede estadual de ensino que NÃO oferece a próxima série ou ano que você irá estudar: Então você deverá comparecer na sua escola para solicitar sua TRANSFERENCIA AUTOMÁTICA. A secretaria da sua escola irá orientar você sobre quais escolas próximas iram receber você e seus colegas. Lembrem-se a presença dos pais ou responsáveis é sempre obrigatória para menores de 18 anos no ato da solicitação.
  • 3 – Agora, se você estuda em uma escola da rede estadual de ensino e deseja estudar em outra escola da rede por motivos particulares: Você irá precisar fazer sua SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA POR INTERESSE PRÓPRIO. Esta solicitação também é feita na secretaria de sua escola, você deve comparecer em sua escola para fazer sua solicitação. Sempre acompanhado de seus pais ou responsável, caso tenha menos de 18 anos.
  • 4- Se você ainda não estuda em uma escola da rede estadual, Você deverá fazer sua solicitação de vaga através da INTERNET, no endereço www.sigeduc.rn.gov.br e efetuar uma nova solicitação de vaga através do link “Nova Solicitação de Vaga”, disponível na página principal do SIGEduc, imprima o seu comprovante e guarde-o em um lugar seguro, você irá precisar das informações contidas nele par consultar o resultado da sua solicitação posteriormente.
  • Agora que você já sabe o que tem que fazer para solicitar a sua vaga, não deixe para ultima hora, fique atento ao período de solicitação e efetue a sua! Os estudantes que perderem o prazo perderão sua vaga e terão que se inscrever no período de disponibilização das vagas remanescente.