quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO PARA DIRETORES E VICE-DIRETORES

Bom Dia,


Gostaria de divulgar junto aos diretores e vice-diretores a seleção (Prova Objetiva) da Especialização em Gestão Escolar.

A seleção acontecerá no dia 18 de Setembro (Sábado) às 14 horas na EE Floriano Cavalcante. Rua dos Manacás SN – Conjunto Mirassol Natal (por trás do Shopping Via Direta). Todos os inscritos foram homologados (mesmo sem a documentação completa. Pois deverão apresentar no ato da matrícula).

Verifiquem na homepage: www.ppged.ufrn.br os inscritos por sua DIRED.


Como sugestão os candidatos deverão estar no local da prova pelo menos meia hora antes.


Dúvidas entrem em contato: (84) 9985-2608/3232-1363.

Diretores que não foram inseridos no biênio 2010-2011 deverão desconsiderar esta mensagem.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

INFORMES

Comunicamos que a IV etapa do curso de formação continuada dos gestores eleitos para o biênio 2010/2011 será realizada nos dias 20 e 21 de outubro do ano em curso, no praiamar hotel, Natal/RN.
Comunicadmos, também, que haverá, no dia 16/09/2010 às 8h, no NTE (3ª DIRED), uma reunião com os Diretores das Escolas Estaduais circunscricionadas à 3ª DIRED e que atuam com a modalidade de Ensino -EJA.
Técnicas responsáveis: Fátima Felipe (SUEJA)
Maria do Carmo Bezerra da Rocha (3ª DIRED)
Maria Luciene da Costa Ferreira (3ª DIRED)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

MENSAGEM CÍVICA PELAS FESTIVIDADES DA SEMANA DA PÁTRIA - SETEMBRO DE 2010

Autoridades e civis militares, cidadãos Norte-Riograndenses, educadores, alunos, integrantes das forças armadas aqui presentes, hoje iniciamos a semana de comemorações a Semana da Pátria do ano de 2010.
para tanto, se faz necessário, na qualidade de representate do Excelentíssimo Senhor Governador de Estado da Educação e da Cultura e, acima de tudo, de educador, dirigirmos algumas palavras aos presentes no sentido de rememorar aspectos que para nós brasileros devem ter significados relevantes.
Assim, falar sobre a Pátria brasileira significa lembrar de toda uma história que foi construída por diferentes personagens e que tornaram possível que hoje estivéssimos aqui para comemorar o dia da Independência do Brasil da coroa portuguesa que, como sabemos, passou muitos anos sendo os governantes deste país, enquanto colônia.
Pensamos que este momento deve ser ressignificado por cada um dos brasileiros em cada ano, uma vez que, pra termos uma sociedade democrática, na qual escolhemos os nossos diregentes, podemos expressar as nossas idéias, vemos ampliadas oportunidades de participação social no mundo do trabalho, bem como, no acesso a educação formal em diferentes níveis e tipos de oferta educacional, como meio de melhor participarmos como cidadãos dos destinos do país, nem sempre se deram da forma que hoje temos.
Nesse sentido, devemos referenciar diferenres personagens da nossa história desde o Brasil colônia até os dias atuais, uma vez que, em cada contexto da nossa trajetória como nação existem desafios que devem ser enfrentados nas diferentes instâncias que compõem a nossa federação: Municípios, Estados e União.
Por isso o culto a pátria deve fazer parte do nosso cotidiano como expressão de um sentido de pertencimento a uma nação que se constrói no dia-a-dia, a partir das ações de cada um dos brasileiros nas diferentes atividades e papéis sociais que assume como pai, mãe, operário, profissional liberal, militar, dirigente, entre outros.
Portanto, queremos conclamar a todos para contribuir com as suas ações para que tenhamos uma pátria na qual seja possível uma convivência pacífica e respeitosa aos direitos humanos e, possamos aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que vimos construindo e com isto garatir um futuro cada vez mais cheio de perspectivas para todos os brasileiros. Assim, possamos construir um sentido verdadeiro de Federação em um país que é composto por uma diversidade de etnias, mas que acima de tudo, sabe respeitar a sua história e àqueles que contribuíram e continuam a contribuir, enquanto pessoas que existem em um dado tempo, espaço e momento. Isto nos impõe possibilidades, mas também, limitações para continuarmos sendo úteis como seres humanos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Finalmente, lembrando as palavras de uma nordestino pernambucano e educador, que foi anistiado e deu uma grande contribuição à educação pública deste país, o mestre Paulo Freire, terminamos nossa mensagem com um pensamento dele:
"A curiosidade de camponeses com quem tenho dialogado ao longo de minha experiência político-pedagógica, fatatlistas ou já rebeldes diante da violência das injustiças, é a mesma curiosidade, enquanto abertura mais ou menos espantada diante de "não-eus", com que cientistas ou filósofos acadêmicos admiram o mundo.
portanto, cotinuemos acredintado que uma nva sociedade é possível contruir com a nossa contribuição.


Prof. Dr. Otávio Augusto de Araújo Tavares

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

GINCANA CULTURAL DA JUVENTUDE

Comunicamos às 10 Escolas de Ensino Médio participantes da Gincana Cultural da Juventude que a mesma acontecerá no dia 24 de setembro de 2010, no Ginásio Poliesportivo Geovana de Azevedo Targino, em Nova Cruz/RN, das 08h às 17h.

Informamos, ainda, que no dia 09/09/10, às 08h, haverá uma reunião na 3ª DIRED, com Diretores e Coordenadores Pedagógicos, para os encaminhamentos acerca da realização do referido evento.

Responsáveis: Elizângela Vicente e Marinalva Lucas

CURSO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Ofício circular nº 05/10 Brasília, 13 de agosto de 2010
Prezados Professores,
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do curso: Prevenção ao Uso de Drogas para educadores de escolas públicas, uma parceria com o SENAD, MEC e MJ (Ministério da Justiça).
Estão aptos a serem inscritos professores, coordenadores e gestores (em grupo de 05 por escola).
O curso terá carga horária de 180 horas/aula e certificaçao pela UnB.
Acesso on-line: http://www.cursoeducadores.senad.gov.br/ até dia 06/09/2010.
Esclarecimentos adicionais pelos telefones:
(61) 3224-9471 e (61) 3349-6007.
Atenciosamente,
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

CAMINHOS DO MERCOSUL (CONVOCATÓRIA 2010)

CONCURSO HISTÓRICO-LITERÁRIO


PARTICIPANTES: Estudantes que estejam cursando o Ensino Médio nos países do Mercosul, nascidos exclusivamente de 1993 a 1994.


Para maiores informações os interessados deverão comparecer a 3ª DIRED e receber o folder contendo data de incrição, norma e cronograma acerca do concurso.


RESPONSÁVEIS: Marinalva Lucas, Denise Duarte e Elisângela Vicente.